Nos dias 06 e 07 de maio, a Rit's Cia de dança fez a estréia de seu novo trabalho, na abertura do espetáculo: "Simbad - Em busca do tesouro", da Escola de dança Rit's.
Em seu novo trabalho coreográfico, a Cia dialoga e versa sobre as inquietações e subjetividades humana, partindo das relações de incomodo geradas muitas vezes, pela ocupação e apropriação de "corpos estranhos", em determinados espaços.
Atualmente, a Cia está em processo de pesquisa e investigações acerca de, com Orientação artística e provocações de Fernando Machado - Orientador designado para a Cia, pelo Projeto Qualificação em dança, do Governo do estado de Sp e Secretaria do estado de Sp.

Roda de conversa com mulheres. Pesquisa sobre o novo trabalho da Cia.

Em 2017 a Cia adotou um novo formato, trazendo para dentro dela as nossas queridas estagiárias. Alexandra, Marina, Viviam e Gabriela. As bailarinas passaram pelos processos de audição e entrevista. Dentro de suas funções realizam pesquisas sobre o trabalho, expõe suas visões sobre as obras e atuam na prática acompanhando as aulas da Cia.

e no vai e vem da vida surgem encontros que nos possibilitam experiênciar novos voos e quedas. muitos são os percalços da vida e da arte. arte é vida. vice versa. tomara que esse encontro mova nossa arte e corações na busca de algo genuíno e nosso, gerando assim, uma dança que transborda. 
Seja bem-vindo, Fernando!

Cia Rit's selecionada pelo terceiro ano consecutivo para participar do Projeto Qualificação em Dança.

Trio.

lá pelas três, 
três corpos trilham
rotas dançantes 
entre os trilhos
da canção presa entre
os dedos
solta nos cabelos do trio que dança, embalança

Fotos: Laio de Almeida
Texto: André Kaires

 

APRESENTAÇÃO DE ENCERRAMENTO NA ESCOLA DE DANÇA RIT'S.

 

 

Regulamento

A audição acontecerá no dia 11 de novembro, às 19 horas, na sede da Cia, em Tatuí.
(Rua Prefeito Manoel Luiz da Silva Sá,369 – Vila Paulina).

Seleção de 2 bailarinos para a Cia Rit’s (idade mínima 16 anos):
- Os bailarinos selecionados terão bolsa integral nas modalidades de ballet clássico, dança contemporânea e jazz dance na Academia de Dança Rit’s no período da tarde e noite; 
- Os ensaios para os trabalhos da Cia serão no período da tarde;
- Deverão monitorar aulas da Academia de Dança Rit’s caso seja solicitado;
- Os bailarinos farão experiência de até 3 meses na Cia.

Seleção de 10 bolsistas para a Academia Rit’s (idade mínima 10 anos):
- Os bailarinos selecionados terão bolsa de 30%, 50% ou 100% nas modalidades de ballet clássico e/ou dança contemporânea e/ou jazz dance na Academia de Dança Rit’s no ano de 2017;
- Os alunos que faltarem às aulas perderão a bolsa adquirida;
- Se solicitado, o bolsista deverá monitorar aulas que terá a bolsa;
- Será formado um grupo de estudos com os bolsistas aos sábados das 9h30 às 11h, sendo obrigatória a participação no mesmo.

A vaga está sujeita à rescisão de termo de compromisso caso o bailarino/bolsista não se adeque as regras propostas no regulamento.

Os bailarinos interessados devem ter conhecimento das técnicas clássica e/ou contemporânea. 

Para inscrever-se, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição na secretaria da Cia Rit’s ou solicita-la por e-mail ciadedancarits@hotmail.com, até dia 04 de novembro.

No ultimo final de semana, dia 16, 17 e 18 de setembro, a Cia Rit's participou da Segunda Mostra de Dança do Projeto Qualificação em Artes do Governo do estado de São Paulo realizada na cidade de Caraguatatuba. 

Os grupos tem a oportunidade de apresentar suas questões, sonhos e desejos em um processo de criação artística e de pensar e refletir juntos, descobrindo novos caminhos e consolidando sua identidade. 
A equipe de artistas-orientadores sai a campo e percorre o interior, litoral e região metropolitana de SP, proporcionando a expansão de novas ideias e, quem sabe, redefinindo o futuro da dança no Estado.

Fotos: Laio de Almeida

"ENTRELINHAS"

A Rit's Cia de Dança, de Tatuí (SP) - que faz parte do projeto de Qualificação em Dança, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo com curadoria de Ismael Ivo e gerido pela POIESIS - apresentou um trecho do seu novo espetáculo "Entrelinhas", de Anelissa Fructuoso e Natália Juíz, 15 minutos antes do espetáculo da São Paulo Companhia de Dança. 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

 

Nos dias 04, 05, 24 e 26 de Junho a Rit's Cia de Dança apresentar um techo do espetáculo "Entrelinhas" 15 minutos antes do início do espetáculo da SPCD. Venha nos prestigiar!

RIT'S CIA DE DANÇA SELECIONADA PARA O "PROJETO QUALIFICAÇÃO EM DANÇA 2016"

"CONTRAVERSO"

Neste domingo, 16 de Agosto, a Rit's Cia de Dança estreou o espetáculo "Contraverso" no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí.

A Cia Rit's estreia seu novo espetáculo - "Contraverso" - Espetáculo de dança e música parceiro do projeto Qualificação em Dança do programa Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo com orientação de Ramiro Murilo e curadoria do Ismael Ivo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

ESTREIA DE "CONTRAVERSO"

 

A obra de Vinicius seguiu como inspiração para a construção cênica e coreográfica. Temas como antagonismo, encontro, separação, mulher, perda e raízes são convocados de seus poemas e canções e ganham uma visão contemporânea em movimentos corporais e musicais. O diálogo entre a dança e a música se consolida a cada cena concebida. Ora o som gera o movimento, ora o corpo do bailarino rege os instrumentos ou ainda produz sua própria sonoridade. O Espetáculo é concebido por bailarinos integrantes da Cia Rit’s e cinco músicos; Carlos Stocco Cibele Sabione, Daniel Bortolini, Rafael Chieffi e Thiago Leite.

 

PROJETO QUALIFICAÇÃO EM DANÇA

Com intuito de conhecer a fundo os grupos selecionados e diagnosticar mais precisamente suas necessidades, Ismael Ivo visitará, entre 7 de fevereiro e 1 de março, os grupos participantes. No dia 21 de fevereiro, Ismael Ivo, curador do Projeto de Qualificação em Dança – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – fará uma visita técnica à Cia de Dança Rit's, na cidade de Tatuí. Ao longo do ano o grupo contará com a orientação do diretor, bailarino e músico Álvaro Ramiro Bastos.

“O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e são oferecidas atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades”, explica o curador.

É quase impossível falar em dança contemporânea na Europa sem mencionar o nome de Ismael Ivo. Coreógrafo e bailarino afro-brasileiro, esse paulistano de 49 anos, se transformou em cidadão do mundo quando, em 1983, o coreógrafo americano Alvin Ailey, após tê-lo visto em uma performance solo, o convidou para integrar sua companhia de dança em Nova York. Dos Estados Unidos para o Velho Continente foi só uma questão de tempo. Após anos de experiência, o menino que cresceu dançando pelas ruas da Vila Prudente, hoje se divide entre os principais palcos de Berlim (onde mora), Nova York, São Paulo e Veneza. E foi justamente ali, entre os canais mais românticos do mundo, que este coreógrafo de vanguarda – que funde à sua raiz negra a dança moderna, ao butô japonês e ao teatro-dança alemão – assumiu, ano passado, a curadoria do Festival Internacional de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza, um dos mais importantes eventos de dança do mundo. Para intensificar sua pesquisa sobre o corpo humano, Ismael Ivo criou para o festival, em 2005, Body Attack – espetáculo que estudava o corpo como documento de seu tempo. Na edição deste ano, em junho passado, foi a vez de UnderSkin – coreografia que procurava trazer à tona o que se esconde debaixo da pele para compreender o papel da dança em relação ao corpo e a sociedade. A “era Ivo” de onde provém a dança inovativa e multiétnica, como descrevem alguns jornalistas e críticos europeus, deve terminar no próximo ano. Encerrando a trilogia o coreógrafo levará à Veneza o mais absoluto e explosivo de todos os temas: o erotismo com a encenação denominada O Corpo e Eros.


 

OS ENSAIOS PARA A FASE DE CIRCULAÇÃO DO MAPA CULTURAL ESTÃO A TODO VAPOR! NOVEMBRO TEM MAIS APRESENTAÇÃO!

 



 

Neste domingo (10), a Rit's Cia de Dança apresenteou em Espírito Santo do Pinhal na fase de circulação do Mapa Cultural Paulista.
O Teatro Avenida recebeu os espetáculos "O sopro leve do luar" e "Vinicius - Entre versos e poesias"


A Rit's Cia de Dança marcou presença neste sábado (12) na Festa Junina do Clube Onze de Agosto, onde apresentou um trecho do espetáculo "Vinicius - Verso e Prosa"


 

No dia 18 de maio, com participação especial da Cia. de Dança Rit's, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí fez um concerto especialíssimo. A família Rit´s agradece ao Maestro Caldana e toda sua equipe.
Fotos de Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí.



 

Esperando o momento para falar! O momento para expressar...
A Cia de Dança Rit’s junto a cidade de Tatuí foi selecionada para representar a nossa região na fase estadual do Mapa Cultural Paulista.
Ao Recebermos essa notícia muito se passou nos pensamentos dos poucos presentes ao evento. Ali estávamos em aproximadamente quinze pessoas, entre elas bailarinos, amigos, irmãos, pais, mães, amados e amantes... 
Lindo ver os novos integrantes se transbordando de alegria, mas com certeza o mais belo foi ver a velha guarda se emocionando com as belas palavras dos jurados. Como não se lembrar de nossas histórias, das pessoas que já passaram por ela... 
Obrigada, por deixar um pouquinho de vocês na Rit’s, na dança, em nós!
“Porque ninguém é melhor de nós todos juntos ”


MUSICA

Esta seção está vazia.